Diversidade nas empresas: O que é?
A diversidade é um assunto que vem sendo discutido a algum tempo em todo o cenário mundial, portanto não seria diferente nas empresas. Apesar disto, há inúmeras dúvidas sobre o assunto, e trazendo para a perspectiva organizacional, uma delas é: o que é, realmente, a diversidade dentro das empresas? É reunir, em um quadro de colaboradores, indivíduos que sofrem algum tipo de rejeição social, considerando as habilidades profissionais acima de qualquer outro tipo de característica ou julgamento de escolhas pessoais.
A Lei Nº 8.213, de 24 de julho de 1991, conhecida como a Lei de Cotas, determina que as empresas com mais de 100 funcionários tenham em seu quadro de profissionais um determinado percentual de pessoas com deficiência física ou mental, que varia de 2 a 5% de acordo com o total de colaboradores. Porém há outros perfis de profissionais que se encaixam no contexto da diversidade, como negros, idosos, mulheres, refugiados, LGBTI+, entre outros.
Atualmente a diversidade vem tomando cada vez mais o seu espaço nas organizações, e pode trazer muitos benefícios! Um estudo da consultoria EY revela que 66% dos jovens que estão entrando no mercado de trabalho valorizam mais as empresas que oferecem oportunidades iguais, independentemente das diferenças dos funcionários.
Mas como atrair o diferente? Uma maneira de aumentar a diversidade no quadro de funcionários é através do recrutamento. Para isso, é necessária a preparação dos líderes e colaboradores da empresa, para a recepção e a aceitação por parte dos colegas de trabalho. Empresas adeptas a diversidade e igualdade geralmente são conhecidas por isso e consequentemente mais procuradas no mercado de trabalho.
O processo de implantação da diversidade na cultura da organização pode ser longo devido a resistência de alguns colaboradores, porém pode ser enriquecedor para a empresa. São as particularidades, vivências e experiências diferentes que fazem com que cada colaborador dê o seu melhor e contribua para o sucesso de um negócio.