Accountability: uma nova cultura empresarial
O mercado de trabalho está em constante transformação, principalmente no momento em que vivemos atualmente, com a chegada de novas tecnologias e gerações às empresas. Sendo assim, as organizações estão passando por mudanças principalmente na sua relação com os colaboradores e cultura da organização. Diante desse cenário, alguns novos conceitos estão entrando em cena, um deles é o accountability. A expressão não possui uma tradução literária para o português, porém tem a ver com protagonismo, responsabilidade, autonomia e coragem. Empresas que possuem o accountability em sua cultura são empresas que incentivam o protagonismo em seus colaboradores diariamente. O colaborador entende que deve se responsabilizar pelas próprias tarefas e que é dono do seu próprio desenvolvimento. Além disso, entende que a sua atuação tem grande peso nos projetos realizados, reconhece sua participação nas atividades que está envolvido e assume as consequências quando algo dá certo ou errado. Com isso, a possível postura de vítima em certas situações é substituída por uma postura protagonista, com frases do tipo “De que forma posso contribuir para melhorar os resultados da empresa?” ou “O que fiz para não dar certo?”.
No Brasil, o accountability não está presente de forma cultural nas relações sociais e de trabalho. Portanto, indica-se que organizações que estão em processo de implantação desta nova cultura apostem em um processo pedagógico com líderes e colaboradores, levando conhecimento histórico e conceitual sobre o tema. Para o desenvolvimento e permanência da cultura accountable na organização é essencial que todos tenham clareza da estratégia utilizada, consciência dos resultados que já foram obtidos ou poderão ser, e ter conhecimento do tipo de conduta que é esperada de cada um.
Segundo Greg Bustin, autor de Accountability: The Key to Driving a High-Performance Culture:
“Nas companhias em que o conceito é valorizado, a confiança entre os colegas é alta, o engajamento e a retenção dos funcionários estão bem acima da média, os erros são menores, os clientes são mais felizes e o crescimento da receita e do lucro é consistente.”
Como diferenciar os profissionais protagonistas dos que não assumem as próprias ações? Algumas diferenças são:
Accountable x |
Vitimista |
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Entende a parcela de responsabilidade em um projeto ou atividade e tem disposição para assumir as consequências caso algo não saia como o esperado. |
Não assume a responsabilidade por nenhum erro e costuma colocar a culpa em outras pessoas. |
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Compreende a meta principal da empresa e quais passos devem ser dados para atingi-la, sem esperar instruções. |
Espera que outras pessoas digam o que fazer e como, e não se preocupa com a estratégia principal do negócio. |
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Entende que os problemas são parte do caminho, não algo que impeça a realização de um projeto. |
Sofre e se vitimiza com os problemas e sempre encontra adversidades para resolvê-los. |
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Tem clareza de onde quer chegar e o que precisa fazer para isso, indo atrás das oportunidades. |
Espera que a empresa faça tudo por seu crescimento e não busca alternativas para se desenvolver. |
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Possui habilidade de se expressar claramente em relação às dificuldades, falhas e responsabilidades. |
Raramente se envolve com os projetos e se sente vítima do mundo; ou é agressivo ao falar, não respeita a opinião dos colegas de trabalho. |
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Consegue se conectar com as outras pessoas, sabe ouvir e não toma decisões sem escutar todos os envolvidos. |
Só considera a própria opinião como válida e acha que é superior aos demais. |
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Busca alternativas para resolver adversidades e sempre pensa em como pode melhorar e ajudar no resultado geral. |
Costuma enfatizar as dificuldades para realizar as atividades e, quando alguém sugere uma solução, aponta a parte negativa. |
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Tem disciplina para chegar aos objetivos traçados e não usa justificativas para não finalizar uma atividade. |
Tem a agenda sempre truncada e costuma justificar o atraso de projetos pelo volume de trabalho, por exemplo. |