Geração Z
A geração Z é formada por jovens nascidos entre 1995 e 2010, e formam o nicho que nasceu com a internet e cresceu inserido nas redes sociais e com dispositivos de conexão instantânea. Muitos deles já se encontram no mercado profissional, e estima-se que até 2022 serão 10% da força total de trabalho. Tal geração vem para mudar ainda mais o cenário nas empresas, que já vem mudando desde a geração Y, com a chegada da tecnologia e mudanças nas políticas de gestão de pessoas, como a necessidade de maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Os jovens da geração Z tem consciência do seu papel social, e geralmente são mais preocupados com questões como diversidade, inclusão e saúde no trabalho. Para estar em uma empresa, eles não consideram apenas um bom salário e sim qualidade de vida, programas de diversidade e valores da empresa que estejam alinhados com os seus valores pessoais e lifestyle. São profissionais que se preocupam com o coletivo e fogem de qualquer tipo de rótulos. Esses jovens vão mudar completamente a forma como as empresas atuam e lidam com o capital humano, pois se trata da geração do ser, e não do ter.
As diferentes gerações dentro das organizações
Trabalhar com as diferentes gerações pode ser um desafio. Apesar de as separações de gerações serem úteis, ao final estamos falando de pessoas. Nem todas as pessoas irão ter todas as características de sua geração, cada indivíduo é diferente do outro. Por isso é importante não generalizar e criar estereótipos, como “o jovem não quer nada com nada” ou “os mais velhos têm dificuldade com tecnologia”. O ideal é a organização compreender o perfil de seus colaboradores e ouvir o que eles procuram dentro do trabalho, quais são as suas expectativas. O RH deve entender que a força de trabalho é diversa e que, cada vez mais, haverá públicos, segmentos e necessidades diferentes. Estar aberto ao novo é, talvez, o mais importante. Tudo está mudando o tempo todo, em uma velocidade muitas vezes difícil de acompanhar.
Conheça as Gerações e suas principais características!
Baby-boomer (nascidos entre 1940 e 1959):
- Casamento, filhos e aquisição de bens são muito importantes;
-
Desejam emprego estável para prover o melhor para a família, trabalham por décadas na mesma empresa;
-
A gestão é marcada por comando e controle;
-
Plano de carreira e ascensão hierárquica são valorizados;
-
O tempo dedicado a função vale mais do que criatividade, inovação e capacidade de empreender.
Geração X (nascidos entre 1960 e 1979):
- Procuram estabilidade profissional e pessoal;
-
Boa parcela é composta de idealistas que sonham em empreender ou mudar de profissão para alcançar a realização;
-
Buscam a individualidade, sem deixar de lado a convivência em grupo;
-
A hierarquia ainda é importante, mas tratam isso com menos rigidez;
-
Para eles, a comunidade é formada por pessoas com a mesma origem econômica ou educacional.
Y ou Millenials (nascidos entre 1980 e 1994):
- A carreira é vista em capítulos de dois ou três anos;
-
Apesar de se preocuparem com o salário, consideram outras coisas mais importantes, como qualidade de vida e flexibilidade;
-
São imediatistas, querem rápido desenvolvimento;
-
Mais avessos à hierarquia, têm facilidade para trabalhar em grupo;
-
Valorizam o feedback, a troca de conhecimento e a autonomia.
Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010):
- Deixam de lado as diferenças e se mobilizam em torno de causas em que acreditam. São inclusivos e avessos a preconceitos;
-
São superconectados e aficionados por redes sociais;
-
Têm dificuldade de lidar com hierarquias e são colaborativos;
-
A maioria não tem paciência para esperar, sendo assim muito imediatistas;
-
Tem necessidade de feedback constante, visto que são acostumados com interações imediatas nas redes sociais;
-
Não se apegam a instituições nem a cargos e querem variedade de experiências.
A separação das gerações é muito útil para conhecer os colaboradores/colegas da organização. Porém, não se trata de uma REGRA. Cada indivíduo tem sua própria personalidade, portanto nem sempre vão possuir exatamente todas as características de sua geração.