Mindset Fixo ou Progressivo: qual você tem?
Mindset é a configuração da mente, um conceito que busca entender a predisposição psicológica de uma pessoa que prioriza determinados pensamentos e padrões de comportamento para, então, propor e desenvolver uma nova abordagem.
As pessoas de mentalidade fixa acreditam que nasceram com uma cota de inteligência que não irá mudar. Uma atitude mental fixa faz com que as pessoas sintam que precisam sempre provar suas habilidades para elas e para o mundo, demandando diariamente elogios e palavras de afirmação. E errar para elas é algo insuportável, e por essa crença militante tendem a evitar desafios e experiências novas com medo de parecerem menos inteligentes, acreditam que se não tem o talento para aquilo é melhor nem tentar.
Já as pessoas com mentalidade progressiva acreditam que sua inteligência melhora cada vez mais pela aprendizagem, e que o caminho do sucesso está no resultado do seu trabalho intenso e do seu esforço. O fracasso não é vergonhoso e não deve ser evitado: é uma oportunidade de aprender e crescer. Uma atitude mental progressiva ajuda as pessoas a aproveitarem os desafios, fazer progressos e desenvolver seus potenciais de maneiras que a atitude mental fixa simplesmente não consegue.
Para ter sucesso no ambiente de trabalho busque uma atitude mental progressiva. Para que os negócios cresçam e se desenvolvam, precisam de funcionários com uma atitude mental progressiva, pessoas com a mente progressiva podem utilizar um feedback negativo e transformá-lo em uma oportunidade de desenvolvimento, enquanto mentes fixas irão simplesmente se sentir julgadas. Cada membro da força de trabalho precisa trabalhar junto, como um time, para promover o sucesso do grupo. Ninguém deve ser valorizado mais que os outros e todos devem ajudar a promover o desenvolvimento mútuo.
A lição do Mindset é que esforço e perseverança são importantes e que isso é o que devemos valorizar nas pessoas: a crença de que podem realizar. Temos que colocar em prática nosso modelo mental progressista e valorizar mais as tentativas, a dedicação e o treino em vez de apenas creditar as conquistas à sorte e talentos pessoais.